2 de janeiro de 2018

Como verificar se o veículo que oferece Transporte Escolar para sua criança obedece às normas de segurança do Detran-PE



Como foi noticiado pelo Analista de Trânsito, em dezembro de 2016, 95% dos municípios pernambucanos não possuíam sequer um veículo de Transporte Escolar regularizado junto ao Departamento de Trânsito de Pernambuco.

Isso significa que quem oferece esse serviço não está cumprindo a obrigação de procurar o Detran-PE para realizar a inspeção semestral obrigatória, que, por sinal, estará ocorrendo durante todo o mês de janeiro.

Apesar do esforço conjunto do Departamento de Trânsito de Pernambuco e do Ministério Público de Pernambuco, no sentido de fiscalizar e coibir o Transporte Escolar irregular, é necessário que os pais e mães prestem atenção na hora de contratar profissionais para levar seus filhos à escola ou confiá-los ao transporte escolar oferecido por prefeituras.

Uma simples consulta, no site do Detran-PE permite descobrir se o veículo que realiza o Transporte Escolar está em dia com suas obrigações junto ao Detran-PE.




Caso você constate que o Transporte Escolar de sua criança está irregular, denuncie a situação ao Ministério Público de Pernambuco ou ao Detran-PE, entrando em contato com a Ouvidoria do Órgão por meio do site do Detran-PE.

Outras dicas importantes:

  • Confira os documentos do motorista do Transporte Escolar e veja se ele está devidamente regularizado.
  • Confira se o veículo possui o selo atualizado do Detran-PE, atestando que ele passou pela inspeção semestral obrigatória.


Se você oferece o serviço de Transporte Escolar e deseja se regularizar, confira o calendário da Primeira Inspeção Semestral Obrigatória de 2018. Não existe agendamento para a Vistoria de Transporte Escolar, mas é possível emitir o boleto para pagamento da taxa aqui:

Veículos registrados na Região Metropolitana

TERMINAÇÃO DA PLACA
PERÍODO DA VISTORIA
HORÁRIO
Local
1, 2, e  3
08/01 a  12/01 (segunda a sexta)

4, 5, 6 e 7
15/01 a  24/01 (segunda a sexta)
14h. às 16h. 
Unidade de Táxis e Coletivos (DUAT)
Endereço: Avenida Professor Joaquim Cavalcanti, 859, no bairro da Iputinga, às margens da BR 101
8, 9 e 0
25/01 a  31/01 (segunda a sexta)



Veículos do Interior

Os veículos do Interior devem se dirigir a uma das 24 Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRANs) Especiais, de segunda a sexta, das 8 às 13h.


Mais informações aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário