5 de novembro de 2016

DETRAN-PE está aposentando o formato tradicional de blitz e investindo em outro com maior dose de imprevisibilidade

Não houve mudança somente no valor pago pelas multas. A blitz também está mudando de cara, como demonstra a Operação Rota de Fuga, um novo modelo que completa seis meses de existência, concebido pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco, que busca aumentar a dose de imprevisibilidade das blitze. 

Foto: Paulo Maciel - Divulgação - DETRAN-PE

Qualquer pessoa que já tenha ouvido falar no aplicativo Waze sabe que o modelo tradicinal de blitz em que agentes e viaturas ficam parados esperando o infrator "vir à montanha" está ficando ultrapassado. Neste formato, a tendência é que os locais das blitze se tornem manjados, enquanto, na outra ponta, os infratores levam vantagem, tramando rotas de fuga.

Um vazamento dos locais onde a blitz está fixada é suficiente para colocar o esforço da fiscalização a perder, representando desperdício do investimento público sem que seja alcançada a finalidade a que a blitz se propõe: a promoção da segurança no trânsito.

No fim, fica a blitz parada num canto enquanto as infrações triunfam em outro.

Pensando nisso, a Operação Rota de Fuga (ORF), que está completando seis meses de existência, ampliou seus investimentos num novo formato de blitz: a blitz dinâmica, onde o verbo deixa de ser "montar", que indica o caráter estático, e passa a ser desenhar.

Mesmo com um efetivo de agentes limitado, a ORF, entre maio e outubro, realizou 12.850 abordagens e multou 2.626 infratores. Por enquanto, a Operação atua somente na Região Metropolitana de Recife.

Design da Operação Rota de Fuga

O design de atuação da ORF é feito com base num trabalho prévio em que agentes vestidos à paisana, deslocando-se em carros descaracterizados, percorrem diferentes áreas, analisando onde motoristas agem ameaçando a segurança no trânsito.

Com base em gráficos e programas de georreferenciamento, é traçada a blitz multipolarizada. Mas, a principal diferença trazida é o dinamismo. A ORF não foi feita pra ficar parada: a "montanha" vai até o infrator. A depender das informações estratégicas fornecidas pela equipe de monitoramento, os polos da Operação são reconfigurados.

É uma proposta diferente de outras operações como a Lei Seca, baseado no modelo tradicional da blitz estática, que fica à espera dos infratores.

Na noite de ontem (4), a ORF atuou em Casa Forte, um dos bairros mais populares da capital pernambucana. Na ocasião, foi desenhada uma blitz com três polos, um localizado numa avenida principal e os outros dois em vias coletoras do trânsito desta principal.

Resultado: infratores que tentavam escapar da blitz na avenida principal se viam encurralados pelos agentes estrategicamente situados nas vias coletoras e vice-versa. Durante esta blitz, foi interceptado um veículo transportando drogas.



Cria-se uma armadilha para quem tenta usar o trânsito como aliado para cometer crimes, o que facilita a ação coercitiva da Polícia.

Outros exemplos de ações criminosas na mira da ORF são sequestros-relâmpago e fugas de pessoas que, alcoolizadas ou não, disputam rachas, batem em outros veículos e atropelam pedestres.

Por este motivo, a ORF também possui aparato para realização de testes de alcoolemia, cujo quantitativo vem crescendo cada vez mais, saltando de 670 em maio, quando a Operação começou, para 1468 em outubro. Em seis meses, o total de condutores submetidos ao teste de alcoolemia foi 5.551.

Com apoio do Governo do Estado, a ORF adquiriu 30 veículos, o primeiro passo para propagar este novo formato de blitz pelo estado. Mas, novos voos esbarram na necessidade de aumentar o efetivo de agentes, coisa que o Governo do Estado não faz desde 2010, quando houve o último concurso do DETRAN-PE.

A ideia do DETRAN parece ser a de reservar a blitz estática para Operações em que a ênfase no caráter punitivo seja menor, predominando o caráter educativo, como é o caso da Operação Trânsito Seguro, também coordenada pelo Órgão.

25 comentários:

  1. Dinamismo e estatística de verdade, e o que mostra a Operação!

    ResponderExcluir
  2. E os bandidos, ninguém fala em pegar.

    Isso é a indústria das multas, dando dinheiro ao estado.


    Bora prender bandido gente..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qualquer um que infringe a lei é bandido
      não só batedores de carteiras e assaltantes
      é necessário olhar pra o próprio umbigo também

      Excluir
    2. Prender bandido é serviço da Polícia, DETRAN Fiscaliza trânsito...

      Excluir
    3. Dirigir bêbado pondo em risco a VIDA das pessoas não é ser bandido não? Ah esqueci, quem tem carro tem licença pra matar.

      Excluir
    4. O bocaberta. Isso é uma operacao do detran. Nao operacao policial. Tenho um metodo infalivel de nao dar mais dinheiro pra fabrica de multas do detran. É andando CERTO.

      Excluir
    5. Quem bebe e dirige é bandido.

      Excluir
    6. Que estória de que quem bebe é bandido ???!!! Tornaram o cidadão de bem que bebe no criminoso mais procurado ...só para arrecadar dinheiro...O único objetivo desta Lei Seca é arrecadar dinheiro...

      Excluir
    7. O problema é que em primeiro lugar o governo exige 100% de regularidade do condutor,no entanto mesmo arrecadando milhões com multas, o que se tem são estradas esburacadas, as avenidas e BRS cada vez mais congestionadas e muitas vezes temos que sair com duas horas de antecedência de casa para não pegar engarrafamento!! Bando de hipócritas!! e quem acha que está tudo bem, deveria raciocinar melhor! Vamos supor que TODOS, ou a maioria dos condutores andassem certos. vocês acham que isso mudaria alguma coisa??? Claro que não!! O que adianta ser 100% correto quando as pessoas que deveriam prezar pelo bem comum(os políticos) pessoas que dizem representar o povo,nos roubam na cara dura!! Muitos que não pagam ipva em dias, não tiveram condições de pagar, isto justamente pelo salário miseravel que esses porcos nos pagam! Como alguem vem falar de "infringir a lei" façam-me o favor gente! Agora no que se refere a dirigir embreagado eu concordo 100%, deveria responder dolosamente por assassinato(se fosse o caso) e se a vítima não viesse a óbito tentativa! Vê se eles mudam isso. Eles não mudam porque geralmente quem faz isso tem dinheiro, são: juízes, empresários, políticos ou seus familiares.

      Excluir
  3. Dinamismo e estatística de verdade, e que aumenta a arrecadação estadual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se naoncometer infracao, naonpaga um tostao.

      Excluir
    2. Vai nessa! Quando nao tem infração, eles inventam.

      Excluir
  4. Cláudio MARAVILHOSO! Gosto demais de tudo que leio produzido por você. Ficou muito bem explicada a ORF, desde o porquê de sua existência e de como há necessidade de se atuar em todas as frentes! Proteger - Educar - penso que aqui faltou citar DPCT, qua apesar de não ser DTF, está sempre preocupada com ações que despertem cidadania) - Fiscalizar e Punir. Tudo bem desenhado, pensado e realizado. Parabéns!!!!! :-)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns aos integrantes. Salvando vidas.

    ResponderExcluir
  6. Mais será que vai acontecer em dias normais ou só quando tiver eventos de grande movimento?

    ResponderExcluir
  7. Enquanto isso varios pais de familias sendo assaltados no transito cade o policiamento para acabar com a bandidagem e a industria de multas cada dia o valor sobe mas isso e inamidissivel

    ResponderExcluir
  8. Enquanto isso... Mais uma agência bancária é explodida !!!

    ResponderExcluir
  9. Tem nada de visar melhorar o trânsito aí, o detran inventa multa pra tudo, aí coloca essas equipes nas ruas, pra arrecadar dinheiro para esses bandidos, tanto dinheiro que rouba da gente o ano todo, ainda quer mais, agora ajeitar as ruas, as estradas, melhorar o trânsito pra gente eu duvido!!!

    ResponderExcluir
  10. Em qual código constitucional de trânsito está que funcionário do detran pode trabalhar a paisana? Neste ponto está errado a atuação

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela matéria! Sobre aos departamentos, fizeram tudo bem pensado, e realizado com sucesso!

    ResponderExcluir
  12. Essas ações tem um excelente e louvado sentido, que é proteger as pessoas, mas sabemos o real sentido, fomentar uma maior arrecadação para o governo, se tivessem preocupado com a segurança das pessoas teriamos estradas melhores e mais bem sinalizadas, não teríamos tanta impunidade e etc etc etc...

    ResponderExcluir
  13. Se o Estado "lato sensu" investisse dessa forma para prender bandidos - assaltantes de banco, sequestradores, traficantes, estupradores, etc. - seria realmente louvável. Mas é clara a intenção em usurpar do cidadão de bem parte do tempo que dedica a trabalhar para garantir sua mantença. Já bastava a excessiva carga tributária... mas, como se não fosse suficiente, aumentam o valor das multas de forma exponencial com o claro intuito de inchar os cofres dos governos para, ao final, não se saber para onde foram as verbas arrecadadas. Por que não fizeram o mesmo sem a necessidade de aumento de multas? Poder-se-ia fazer o mesmo sem quase triplicar o valor das multas. E ainda há pessoas que chamam os cidadãos de bem de bandidos!!! Bandidos são as pessoas que tomam de assalto nosso suor em forma de pecúnia.

    ResponderExcluir
  14. Até hoje não vi um plano de ação, estratégias, gráficos mirabolantes pensando em melhorar a sinalização, as vias e o trânsito. Agora assaltar a população e investir em fiscalização eletrônica isso são bons. Tirando a avenida Boa Viagem e a 17 de Agosto que recebem tinta todos os dias no asfalto... As demais ruas do estado convivem com a precariedade da vias sem falar na BR101, Av. Norte, Av. Sul que são um lixo. Péssimo trabalho o prefeito, o governador e o presidente fazem. Ao Detran virou máquina de arrecadar dinheiro com metas e tudo mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em gênero, número e grau.
      Detran virou máquina de arrecadar dinheiro com metas e tudo mais.

      Excluir
  15. Eu olho e vejo e um monte de ladrão nunca vi cidadã anda errado se você vê os veículos que estão errados e porque está na situação difícil a maioria precisa trabalhar para ganhar o pão mais o governo não que saber né mais tudo bem Deus abençoe a todos até que um dia tudo isso se resolve.fiquem na paz

    ResponderExcluir