27 de novembro de 2016

Como evitar pagar duas vezes para solicitar a Permissão Internacional para Dirigir (PID)


Fonte da imagem: Ultradownloads

De malas prontas para uma temporada fora do País, o cidadão brasileiro e pernambucano decide obter a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Ele acessa o site do Detran-PE, e emite, online, o boleto para pagamento da taxa, atualmente no valor de 200 reais.

Antes de ir buscar o documento no ponto de atendimento agendado pela Internet, a pessoa se dá conta de que precisa renovar urgente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Aí vem aquele gosto amargo de saber que a PID está atrelada à CNH, inclusive no que diz respeito ao prazo de validade. Mal nasceu, aquela PID mencionada no primeiro parágrafo está com os dias contados. O resultado é que será necessário solicitar outra PID e, consequentemente, gastar mais 200 reais L

Fica então a dica: antes de solicitar a PID, verifique a data de validade da CNH.

Se, por exemplo, você for passar seis meses fora e sua CNH só tem mais cinco meses de “vida”, o recomendável é renovar a CNH e só depois de concluído o processo, solicitar a PID.

Para dar entrada à PID, basta acessar o site do DETRAN-PE, preencher o formulário eletrônico, agendar o ponto de atendimento para buscar o documento, gerar o boleto da taxa e pagá-la na rede bancária ou casas lotéricas.

Outras coisas importantes de saber para quem vai tirar a PID:

1. Preste atenção se o País, para o qual você vai, aceita a PID. Os Estados Unidos e os principais países europeus, signatários da Convenção de Viena, aceitam a PID. A lista dos países que aceitam a Permissão Internacional para Dirigir pode ser conferida aqui.
2. A categoria da habilitação e as restrições médicas do cadastro do condutor valem tanto para a CNH quanto para a PID.
3. Quem é habilitado somente para dirigir motocicleta (CNH da categoria A) e quiser dirigir carro, ao chegar ao estrangeiro, precisará, antes de emitir a PID, fazer o processo de adição de categoria da CNH. Para dirigir caminhão, ônibus ou trailer, o cidadão precisa fazer uma mudança de categoria.
4. Qualquer alteração no cadastro do condutor implica a necessidade de emitir uma nova PID.
5. Quem possui somente Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) não pode solicitar a PID. Pessoas habilitadas para dirigir outros veículos (moto, carro e caminhão, por exemplo), podem requerer a PID.
6. Quem pretende dirigir trailer, precisa ter Carteira de Habilitação na categoria E, antes de solicitar a PID.
7. Quem fixa residência em país estrangeiro, não poderá mais utilizar a PID. Será necessário passar pelo processo de habilitação do país onde for morar. Cada país possui um processo específico de habilitação de condutores.
8. O recebimento da PID pode ser feito por um procurador em nome do titular do documento. O modelo da procuração está disponível no site do DETRAN-PE.

Mais informações sobre a PID podem ser obtidas aqui.

Solicite a PID no site do DETRAN-PE.

Depois de solicitá-la e pagar a taxa, o condutor deverá se dirigir ao ponto de atendimento escolhido, tendo em mãos original e cópia do documento oficial de identificação, com foto e em bom estado de conservação, além do CPF.

É possível consultar se a PID já foi emitida. A consulta pode ser feita aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário