12 de maio de 2017

Operação Rota de Fuga capacita agentes a minimizar risco de acidentes em blitze

Os agentes aprenderam como analisar o cenário de emergência a partir do ponto de vista de diferentes atores, incluindo crianças e pessoas com deficiência

Foto: Cláudio Eufrausino.


A Operação Rota de Fuga (ORF), novo formato de blitz criado pelo Departamento de Trânsito de Pernambuco, deu mais um passo no sentido de aumentar o grau de especialização das blitze realizadas em Pernambuco.

Trata-se do primeiro curso de capacitação de agentes de trânsito para conduzir veículos em situações de emergência, administrando cenários com potencial risco de acidente.

Os 25 alunos da primeira turma receberam, hoje, na sede do Detran-PE, em Recife, os certificados, entregues por servidores da Gerência de Recursos Humanos, que organiza o curso. Assim, o Órgão cumpre o que foi deliberado pelo Conselho Nacional de Trânsito.

O objetivo é oferecer maior segurança durante as blitze e em outros momentos delicados para a fiscalização de trânsito. Os agentes de trânsito poderão multiplicar o conhecimento adquirido, atuando como instrutores.

A formação, de 50h, foi conduzida pelo Serviço Nacional da Indústria (SENAI) e focou técnicas para identificar circunstâncias e comportamentos de risco que favorecem a ocorrência de acidentes durante os trabalhos de fiscalização do trânsito.

Foi estudada a legislação e a sinalização específicas para situações de emergência em trânsito, incluindo a postura que deve ser adotada para inibir fatores agravantes do dano associado a emergências, a exemplo de fumaça, gases e emissões sonoras.

Além disso, os agentes aprenderam como analisar o cenário de emergência a partir do ponto de vista de diferentes atores como motociclistas, ciclistas, carroceiros, skatistas e, principalmente, o pedestre.

Até dezembro, O DETRAN-PE abrirá turmas, com 25 alunos cada uma, do curso de capacitação para condução de veículos em situações de risco, contemplando todos os condutores de veículos pertencentes à Administração Pública do Estado.

Há um ano, o Departamento de Trânsito de Pernambuco renovou a concepção da blitz, lançando a Operação Rota de Fuga (ORF), que, em vez de esperar o infrator, vai atrás dele, mapeando previamente as “válvulas de escape” e frustrando a evasão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário