11 de abril de 2017

De olho no lance: cuidados que devem ser tomados por quem pretende adquirir veículos leiloados pelo Detran-PE


No dia 13 de abril, o Departamento de Trânsito de Pernambuco e a empresa Coliseum vão leiloar 499 veículos: a maior quantidade já disponibilizada pelo Órgão.


Photo via Visualhunt
Os veículos que participam dos leilões do Detran-PE são aqueles removidos para o depósito e que, passados 60 dias, o proprietário não os tenha procurado resgatar.

O Analista de Trânsito faz alguns alertas para quem pretende arrematar algum dos carros ou das motos que serão colocados em leilão:

  1. O Detran-PE não modifica ou conserta os veículos que vão a leilão. Eles são leiloados nas condições em que se encontram no depósito. O Órgão não é responsável por quaisquer tipos de defeitos encontrados pelo arrematante.
  2. São leiloados dois tipos de veículo: os aptos a voltar a circular e aqueles incapazes de voltar às ruas, apelidados de sucata.
  3. A sucata só poderá ser utilizada para reaproveitamento de peças e partes metálicas de acordo com as diretrizes da legislação de trânsito pertinente. 
  4. É recomendável que quem pretende arrematar algum dos veículos faça uma visita prévia, de preferência acompanhado de um mecânico, para avaliar o estado do bem que pretende adquirir.
  5. Menores de idade não podem participar do leilão.
  6. Quem arremata um veículo, e não cumpre o que é exigido pelo Detran-PE,  não poderá participar de outros leilões e pode responder judicialmente  por impedir, perturbar ou fraudar concorrência pública.
  7. É possível participar do leilão, na Internet, mas se acontecer algum problema com a transmissão on-line, o leilão prosseguirá em seu formato presencial e o internauta não poderá fazer nenhuma contestação.
  8. Se o arrematante não providenciar a transferência de propriedade do veículo arrematado, será de sua inteira responsabilidade o que ocorrer, a exemplo de aplicação de multas e/ou o roubo do bem.
  9. O arrematante deverá requerer e pagar pela expedição da 2º via do Certificado de Registro do Veículo (CRV). Cabe a ele também arcar com o valor dos serviços de Baixa do Gravame dentre outras taxas como a de Licenciamento e a de transferência de propriedade.
  10. Quem arrematar também deverá pagar a taxa para Autorização de Emplacamento e procurar uma loja de placas credenciada pelo Detran-PE, pagando pela confecção e instalação das placas e lacre, conforme o caso.

O 5º Leilão do Detran-PE acontece na quinta-feira dia 13 de abril a partir das 9h da manhã no pátio da empresa Coliseum, localizada em Vitória de Santo Antão, às margens da Rodovia Luiz Gonzaga, BR 232.

Os interessados podem fazer a visita prévia dos lotes nos dias 11 e 12 de abril, das 9 às 16h, no mesmo local do leilão.

O edital do leilão pode ser acessado aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário