29 de janeiro de 2017

E-mails falsos sobre multas: como evitar cair nessa armadilha

Fonte da imagem: Abav


Um falso e-mail, enviado em nome do DETRAN, tem circulado na Internet. A mensagem traz dois links: um para o download de uma multa e outro oferecendo a possibilidade de baixar um aplicativo capaz de oferecer desconto para o pagamento de multas.

O Departamento Nacional de Trânsito em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) desenvolveu um aplicativo que permite obter desconto de 40% no pagamento de multas, desconto este que está sendo implantado por fases. O Analista de Trânsito trouxe os detalhes como pode ser lido aqui.

O Serpro alerta que o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) só envia e-mail para o cidadão em uma única situação: para ativar a adesão ao SNE, logo após o usuário efetuar o cadastro no sistema. O envio parte do remetente portalservicos@portalservicos.denatran.serpro.gov.br.

Depois desse e-mail de ativação, nem o Serpro nem o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) têm a política de enviar e-mails sobre o aplicativo SNE.

Além disso, é preciso destacar: Se você não realizou o cadastro, não vai receber nenhum e-mail.

Com relação ao envio de multas, o Departamento de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE) e outros órgãos de trânsito não enviam mensagens eletrônicas. Quaisquer notificações, a exemplo de multas, são enviadas pelos Correios, em correspondência registrada.

O principal objetivo desses e-mails fraudulentos é induzir o cidadão a clicar em links ou anexos, levando-o instalar programas que  roubam dados pessoais e senhas (bancárias, por exemplo).

O Serpro orienta que o SNE seja baixado diretamente nas lojas da Google Play e iTunes. Uma outra opção é usar a versão web do SNE disponível no seguinte endereço: sne.denatran.serpro.gov.br.

Fique atento a algumas dicas para não cair na armadilha de e-mails falsos sobre infrações, multas e outros assuntos relacionados ao trânsito:

  1. Pesquise o remetente do e-mail em um site de busca e nas redes sociais.
  2. E-mails falsos costumam fazer menção, no corpo da mensagem, a um órgão diferente do que consta como remetente. Um exemplo são mensagens falsas que trazem como remetente o Denatran e, na mensagem, assinam como Detran.
  3. Mensagens mal escritas, com erros de ortografia, não partem de instituições públicas. Outro indício de fraude é quando o e-mail traz imagens de baixa qualidade.
  4. Uma mensagem enviada por instituições legítimas dirige-se aos destinatários por meio de seus nomes verdadeiros. Desconfie dos e-mails que começam com "Prezado cliente" ou "Olá, cliente", sem fazer menção direta a seu nome.
  5. Passe, sem clicar, o cursor do mouse por cima do link e verifique o endereço. Os links em e-mails maliciosos não direcionam para o site verdadeiro de um órgão.
  6. Verifique se a informação vinda no e-mail foi veiculada no site oficial do órgão. Se não, é provável que seja uma mensagem falsa.



Até 22 de janeiro de 2017, foram realizados 439.455 downloads do aplicativo SNE, sendo 382.116 no sistema Android e 57.339 no iOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário