15 de fevereiro de 2020

Como obter o CRLV atualizado sem precisar ir ao Detran ou esperar pelos Correios





Não bastasse o gasto que a gente tem com os tributos do Licenciamento, com destaque para o IPVA, todo ano era a mesma dificuldade pra ter acesso ao documento do veículo atualizado.

Falta de Alternativa 1

Ou a pessoa tinha de pagar uma bendita Taxa de Postagem pra receber o documento pelos Correios... E nesse caso o envio podia demorar 30 dias. E ainda havia o risco de o documento não chegar porque a pessoa se mudou e se esqueceu de atualizar o endereço

Falta de Alternativa 2

A pessoa tinha de agendar atendimento pra ir buscar pessoalmente o documento no Detran.

Detalhe: a pessoa tinha de esperar surgir uma vaga de agendamento e, nessa brincadeira, precisava, por exemplo, adiar uma viagem, mesmo depois de pagar os tributos do Licenciamento e estar com o veículo totalmente regularizado.

Toda essa dificuldade agora é coisa do passado graças às mudanças colocadas em prática pelo Governo Federal por meio do Ministério da Infraestrutura

Vamos ao que interessa: como a pessoa faz pra ter em mãos o documento do veículo, sem precisar ir ao Detran ou aguardar os Correios?

1.       Acesse o site www.detran.pe.gov.br e faça a Consulta de Placa (https://www.detran.pe.gov.br/consultar-placa) para gerar os boletos de pagamento dos tributos do Licenciamento Anual, incluindo as multas vencidas.

Lembrando que as multas vencidas não estão no boleto do IPVA que chega às residências.  As multas vencidas só podem ser impressas no site do DETRAN-PE

2.       Pague todos os tributos que compõem o Licenciamento Anual e aguarde a compensação bancária.


3. Formas de ter acesso direto ao documento do veículo

3.1. Portal do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito)


  • Acesse o Portal de Serviços do DENATRAN e clique na opção Meus Veículos. 
  • Preencha os dados do veículo (placa e Renavam)
  • Clique no arquivo correspondente ao CRLV Digital (ver ilustrações abaixo)
A impressão pode ser feita qualquer lugar e deve ser feita em papel sulfite branco e formato A4, com tinta preta, em página única.








4.       Você pode baixar o documento em formato digital diretamente no seu celular ou smatphone. Pra isso, baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e clique no item Veículos



5.       Quem baixar o CRLV Digital, no celular, também pode imprimir. Basta clicar no item Exportar e enviar o CRLV Digital por e-mail (ver ilustração abaixo)



6. Por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), também é possível compartilhar o CRLV com até 05 pessoas, informando o CPF dessas pessoas.


Autenticidade do CRLV Digital

O CRLV Digital e o CRLV impresso têm o mesmo valor jurídico. A autenticidade do documento, em todos os casos, será verificada por meio da leitura do QR-Code, um código de barras no qual estão inseridas todas as informações disponíveis no CRLV tradicional.


Veículos de empresa ou outros tipos de Pessoa Jurídica

Veículos de empresas (Pessoa Jurídica) devem acessar o CRLV Digital exclusivamente no Portal de Serviços do DENATRAN.


Prazo de validade do CRLV 2019

Confira o calendário no vídeo que fizemos:





Nenhum comentário:

Postar um comentário