6 de março de 2019

Até quando terá validade o documento do veículo de 2018? Quais as regras para obter o documento do veículo de 2019?

  • Não sei se você sabia, mas o documento do veículo, oficialmente chamado de Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV), deve ser renovado anualmente. 
  • O CRLV atualizado só será emitido após a quitação de todos os débitos do veículo, dentro os quais o IPVA e possíveis multas vencidas.
  • Caso você tenha mudado de endereço, só conseguirá receber o documento em casa se atualizar o endereço no Detran.
  • Quem cumpriu todos os requisitos previstos em Lei e deseja buscar, presencialmente, o CRLV, precisa agendar atendimento de Emissão de CRLV no site www.detran.pe.gov.br.

Foto: Cláudio Eufrausino.

É possível dirigir com o documento do veículo do ano passado enquanto ele estiver dentro do prazo de validade. O prazo de validade do CRLV varia conforme a terminação da placa do veículo, começando em maio para as placas de final 1 e 2 e terminando em agosto com as placas terminadas em 9 e 0.

Terminações
Prazo limite para circular com o CRLV 2018
1, 2
Até maio
3,4 e 5
Até junho
6,7 e 8
Até julho
9 e 0
Até agosto


Quem dirige com o CRLV fora da validade está cometendo infração gravíssima. A multa é de quase R$300 e o proprietário terá o veículo removido para o depósito, de onde só poderá sair depois do pagamento de todos os débitos e após serem sanadas possíveis restrições veiculares como bloqueios judiciais e alertas de roubo ou clonagem.

Emissão do CRLV

O CRLV só será emitido mediante solicitação do proprietário do veículo (Resolução 205/2006 do CONTRAN). Para solicitar este documento de porte obrigatório, existem duas opções:

Agendamento de entrega presencial

Quem cumpriu todos os requisitos previstos em Lei e deseja buscar, presencialmente, o CRLV, precisa agendar atendimento de Emissão de CRLV no site www.detran.pe.gov.br.

Pagamento de taxa de postagem para entrega residencial

Quem efetuou o pagamento da taxa de postagem, estando tal opção disponível, e cumpriu todos os requisitos previstos em Lei, receberá o documento do veículo em sua residência em até 30 dias. Caso você tenha mudado de endereço, só conseguirá receber o documento em casa se atualizar o endereço no Detran.

Só existe entrega do documento do veículo pelos Correios para os municípios de Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista, Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Petrolina e Vitória de Santo Antão.

Importante
  • Quem agendar emissão de CRLV não receberá o documento em casa. Já quem pagar taxa de postagem não poderá agendar atendimento presencial.
  • A emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pode ser impedida se o veículo possuir algum tipo de restrição seja judicial ou administrativa.
  • Para saber se o veículo possui algum tipo de restrição, é necessário acessar o site www.detran.pe.gov.br e fazer a Consulta de Placa.
  • Restrições de ordem judicial, comumente, devem ser tratadas junto ao Tribunal que implantou a restrição.
O que fazer para regularizar o Licenciamento do veículo?
  • Acesse, no site www.detran.pe.gov.br, a seção Consulta de Placa, na qual você deve digitar os dados da sua placa.
  • Depois, clique na opção "Consulta/impressão de débitos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário