21 de dezembro de 2017

Por que a Educação de Trânsito contribui para a economia dos cofres públicos?

Foto: Cláudio Eufrausino.


O significado econômico da educação de trânsito não pode mais ser subestimado, muito menos em tempos de crise. Segundo o Diretor Presidente do Departamento de Trânsito de Pernambuco,Charles Ribeiro, um investimento de 60 mil reais em educação de trânsito acaba por gerar uma economia de 325 mil reais necessários para promover o, geralmente longo, tratamento de uma única vítima de acidente de trânsito.

Em 2016, graças aos investimentos em educação de trânsito, o Governo de Pernambuco economizou 350 milhões de reais em gastos para tratar das vítimas de acidentes em veículos.

Não é à toa que Charles Ribeiro foi taxativo ao dizer que já era o tempo em que a Educação de Trânsito era considerada ornamento das políticas públicas. A Educação de Trânsito está no mesmo patamar que a fiscalização de trânsito. Educar e punir têm a mesma importância.

Diante desses números, foi lançado o Prêmio Detran-PE de Educação de Trânsito, a fim de reconhecer a importância de ações voltadas para esta modalidade educativa.

No último dia 20, durante a entrega das premiações, o Diretor-Presidente do Departamento, Charles Ribeiro, antecipou que o Ministério da Educação vai incluir a educação de trânsito na grade curricular de ensino.

Mas, independentemente desta medida, o que vem trazendo resultados são ações educacionais de homens e mulheres que, não fosse esse tipo de reconhecimento, representado pela premiação do Detran, permaneceriam invisíveis.

Por mais importante que seja a presença oficial de conteúdos de trânsito na grade, o que parece tornar efetiva esta modalidade de educação é a estruturação de redes que compartilham informações e desenvolvem atividades práticas.

Estas redes, atuando direta ou indiretamente, é que permitem a sensibilização dos chamados condutores do amanhã, ou seja, das crianças e adolescentes.

Ao conjunto de esforços para incentivar a educação de trânsito em rede, no estado de Pernambuco, o Detran-PE denominou Programa Professor Amigo do Trânsito.

Com auxílio do Departamento de Trânsito de Pernambuco, do ano passado pra cá, houve municípios que conseguiram duplicar ou mesmo triplicar o número de pessoas “enredadas” pela educação de trânsito.

Ainda mais significativo para o Programa Professor Amigo do Trânsito foi o surgimento de minirredes que se infiltram no cotidiano das pessoas. O resultado é que a educação de trânsito floresce em diferentes terrenos, representados por professores, alunos, amigos e familiares.

Tais minirredes é que tornam possível que a educação de trânsito converta a letra fria da lei no calor humano da informação criativa e de ações práticas.

É importante destacar que o maior número de premiados pelo Detran-PE, em 2017, vem de municípios do Interior do estado como Limoeiro, Paulista e Caruaru, o que só confirma o poder da educação por meio de redes sociais, estejam ou não conectadas à Internet.

Em sua primeira edição, o Prêmio DETRAN-PE de Educação foi dividido em diferentes categorias como Redação, voltada aos estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais. Houve ainda a categoria Prática Educativa, direcionada aos profissionais de educação das redes municipais e estadual, e Artigo Científico, destinada aos estudantes universitários e profissionais de pedagogia e licenciatura.





Nenhum comentário:

Postar um comentário