29 de novembro de 2017

Fatores que boicotam a fiscalização de condutores embriagados


Foto: Paulo Maciel
Edição: Cláudio Eufrausino.



Neste vídeo, refletiremos sobre os principais fatores que boicotam a fiscalização de condutores embriagados por operações como a Rota de Fuga e a Lei Seca.



2 comentários:

  1. Cláudio Eufrausino excelente vídeo, bem claro e traduz não apenas o que todos que trabalham a matéria trânsito, assim como os cidadãos, pensam sobre o assunto, muito feliz e oportuno tocar nos fatores. Quero apenas ressaltar um senão, quando se referiu a Educação não ficou claro o papel que desempenhamos neste contexto, pois logo após enumerá-la no último fator já liga direto a "é preciso dar um basta nesta tendência de apoiar incentivar o uso da bebida alcoólica para depois você pegar o veiculo para dirigir...". Faltou dizer de que forma a Educação deve agir e não linkar com o incentivo a direção-bebida. Deu-me a sensação que ficamos como benevolentes ao fato. Não sei sua posição com relação ao papel da Educação de Trânsito como elemento transformador do comportamento humano, acredito que deva ser positivo. Não posso falar por outros, mas por mim: acredito. É um trabalho muito difícil, penoso, demorado, mal compreendido e mal recompensado, mesmo assim contra todas as características diante de um país, como você mesmo reconheceu, que não tem educação doméstica, chegar ao nível de cidadania, da compreensão do valor do bem coletivo. Entretanto, não tem como afastar que devemos estar em todos os lugares desde o inicio: em casa, passando pela escola, pelo trabalho e pela rua. O papel da fiscalização é fundamental, mas a educação é reconhecidamente de valor insubstituível no contexto geral, ela soma. Todos que trabalham fiscalizando tem dificuldades, isto é notório, mas tem a lei, mesmo ‘capenga’ e esta sim benevolente (como bem explica), mas não a Educação, ela trata o assunto não com benevolência, nem com o rigor da fiscalização, do talão de multas, mas com o rigor dos textos bem direcionadas, mostra a lei e suas determinações sem artigos e sem parágrafos, mas com palavras e imagens. Ela mostra o porquê há aquela LEI e o resultado de seu não cumprimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene, mais uma vez muito obrigado pela colaboração e pela lucidez do comentário. Na verdade, ao mencionar a educação, utilizei uma elipse, pois me referi à (falta de) educação. Mas, você está certa. É que fazer vídeo é uma luta pra dar a mensagem no menor tempo possível. Depois prometo fazer um vídeo focando exclusivamente a Educação de Trânsito pra me redimir. Grande abraço.

      Excluir