30 de maio de 2017

Não consigo agendar para ir buscar o documento do veículo no Detran-PE: como devo agir?

Arte: Cláudio Eufrausino.
Recentemente, o Analista de Trânsito se deparou com um caso inusitado. A pessoa jurou de pés juntos que tinha quitado todos os débitos do veículo junto ao Departamento de Trânsito de Pernambuco e que foi agendar atendimento para receber a versão 2017 do Certificado de Licenciamento Anual (CRLV).

Segundo ela, o site do Detran-PE  não a deixou concluir o agendamento, informando não ser possível porque o documento já havia sido emitido.

Essa pessoa primeiro chamou o site do Detran de bosta, chegando a colocar o Órgão sob suspeita de fraude...

Calma, amigx, Não é nem uma coisa nem outra.

Existem algumas possibilidades que atuando, isoladamente ou em conjunto, desvendam o enigma:

1. O cidadão pagou a taxa de postagem para receber o CRLV 2017 em domicílio e, mesmo assim, tentou agendar no site para ir buscar o documento no Detran.

Não é possível agendar pra ir buscar o CRLV depois de ter pago a taxa de postagem. Ou uma coisa ou outra.

2. O cidadão pagou a taxa de postagem, mas não mora em um dos seguintes municípios: Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista, Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Petrolina, Vitória de Santo Antão

Os moradores dos demais municípios não recebem o documento do veículo em domicílio. Caso tenham pago a taxa de postagem, precisarão consultar o site do Detran-PE, e fazer a Consulta de Placa para saber em qual unidade do Detran-PE está o seu documento e ir lá pegar diretamente. 

Para fazer Consulta de placa, tenha em mãos o número do seu CPF.


Imagem indicando onde é feita a Consulta de Placa no site do Detran-PE

Já para solicitar restituição da taxa de postagem, visite o site do Detran-PE e vá na opção Solicitar Agendamento - Restituição de taxa de postagem de CRLV .

3. O cidadão pagou a taxa de postagem, mas está com o endereço desatualizado junto ao Detran-PE. É comum, as pessoas se mudarem e não atualizarem o endereço no Detran-PE. Resultado: Os Correios tentam fazer a entrega do documento três vezes e depois devolvem-no ao Detran.

Nesse caso, o cidadão também precisará consultar o site do Detran-PE e fazer a Consulta de Placa para saber em qual unidade do Órgão está o documento devolvido. 

Para atualizar o endereço no Detran-PE é necessário agendar atendimento e pagar uma taxa de alteração de dados. Se houve mudança de município, será necessário o veículo passar por uma vistoria, que também é taxada. Consulte o valor das taxas aqui.

4. A pessoa pagou a taxa de postagem, mas é possível que os Correios estejam em greve e não entreguem o documento. Existem duas alternativas: ir aos Correios para tentar obter o CRLV ou agendar Atendimento de Veículo para emitir uma segunda via do CRLV, no valor de R$ 61,69.

Confira o calendário com os prazos-limite para dirigir com o CRLV do ano passado.

Terminações
Prazo limite para circular com o CRLV 2016
1, 2
Até amanhã (31 de maio)
3,4 e 5
Até junho
6,7 e 8
Até julho
9 e 0
Até agosto

Nenhum comentário:

Postar um comentário