9 de maio de 2017

Carteiras de Habilitação clonadas na mira do celular

É provável que o aplicativo do Denatran para celular permita, num futuro próximo, "capturar"também informações sobre o documento do veículo 


Tela do aplicativo Lince

As Carteiras de Habilitação emitidas a partir de 1º de maio estão vindo com um QR-code (um código de barras de estrutura complexa). A ideia é que esse código possa ser lido por um aplicativo de celular, permitindo identificar se a CNH é verdadeira ou clonada.

Com o sugestivo nome de Lince, o app permite acessar, sem conexão à Internet, informações da base de dados do Denatran, gravadas no QR-code.

É o que garantem o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que desenvolveu o app sob encomenda do Departamento Nacional de Trânsito.

Porém, na página da loja do Google Play, é possível ler depoimentos reclamando que o aplicativo não consegue ler o QR-code.

O aplicativo Lince poderá ser utilizado não somente por agentes de trânsito, mas também por empresas, bancos, cartórios ou qualquer pessoa que desejar instalar o app no seu celular ou smartphone.

As Carteiras em circulação e que não possuem o QR-code não precisarão ser substituídas enquanto estiverem dentro do prazo de validade.

Não está previsto nenhum custo adicional aos motoristas com esta modificação da CNH.

Baixe o aplicativo Lince na loja do Google Play ou App Store. Os links podem ser acessados aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário