14 de outubro de 2016

Economize dispensando a "ajuda" da concessionária e de despachantes

Foto: Cláudio Eufrausino


É comum as pessoas contratarem despachantes para fazer no lugar delas, por meio de procuração, serviços no DETRAN-PE. 

A contratação do despachante pode ser um custo desnecessário, principalmente quando é intermediada pelas concessionárias.

Num serviço de Primeiro Registro (veículo zero km), por exemplo, uma concessionária chega a cobrar mil reais para realizar os trâmites do DETRAN enquanto um despachante cobra em torno de 300 reais por seu trabalho. 

Porém, o custo do emplacamento, somando-se as taxas de registro e ordem de emplacamento do veículo ao valor cobrado pela loja que confecciona e instala as placas, gira em torno de 280 reais: 3 vezes menos que o valor intermediado pela concessionária.

Com organização e planejamento, é possível realizar os principais serviços do veículo em apenas um dia e, sem ajuda de intermediários. Confira como:

Primeiro Registro do Veículo

Para dar entrada à autorização para emplacar o veículo e à emissão dos documentos do veículo - o Certificado de Registro do Veículo (CRV, mais conhecido como recibo) e o primeiro Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV) -  é necessário somente agendar o Atendimento no site do DETRAN-PE, escolhendo o dia, hora e local mais conveniente, dentre as opções oferecidas.  Com os documentos do veículo em mãos, basta procurar uma loja credenciada pelo Órgão para confeccionar as placas.



Fica a dica
  • Agende este atendimento para, no máximo, 3 horas antes do encerramento do expediente do DETRAN, e pague as taxas no Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Casas Lotéricas, onde a baixa do pagamento demora cerca de uma hora. Em outros bancos, a baixa do pagamento pode demorar 48h ou mais.
  • Caso não haja imprevistos, como a queda de sistema, será possível ter em mãos os documentos do veículo no mesmo dia.



Atenção: a nota fiscal do veículo zero km tem validade de 30 dias. Depois disso, para dar entrada ao registro e emplacamento será necessário fazer a vistoria do veículo.  Portanto, aproveite enquanto a nota está no prazo de validade.

Transferência de Propriedade

Se você comprou o veículo de outra pessoa, antes de procurar o DETRAN-PE para fazer a Transferência de Propriedade, é obrigatório ir a um cartório junto com o antigo proprietário e preencher o recibo (CRV) diante do tabelião, que vai reconhecer a firma das assinaturas. Confira como fazer esse preenchimento corretamente aqui.

Depois de fazer isso, basta agendar os atendimentos de Vistoria e de Veículos no site do DETRAN-PE.  Lembrando que o atendimento de vistoria deve ser agendado para um horário anterior ao Atendimento de Veículo.


Fica a dica

  • Agende os atendimentos para o início do expediente do DETRAN, e pague as taxas no Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Casas Lotéricas, onde a baixa do pagamento demora cerca de uma hora. Em outros bancos, a baixa do pagamento pode demorar 48h.
  • Caso não haja imprevistos, como a queda de sistema, será possível ter em mãos os documentos do veículo no mesmo dia.


IPVA e Licenciamento Anual

Todos os anos, o proprietário precisa emitir um novo Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV). Isso só pode ser feito depois de se pagar O IPVA, as taxas do DETRAN, como Bombeiros e Licenciamento, além de débitos como multas vencidas.


Fica a dica

  • Faça esses pagamentos até o mês de março e evite que haja demora para a emissão do CRLV, coisa que acontece nos meses de junho, julho e agosto (final do prazo de validade do CRLV do ano anterior) quando muita gente que deixou para emitir o documento de última hora procura o DETRAN.
  • Quitados os débitos, basta agendar, no site do DETRAN-PE, a emissão do CRLV, economizando, inclusive, a taxa de postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário