5 de outubro de 2016

Como resolver assuntos o mais rápido possível no DETRAN-PE (Parte 1)


Imagem: Divulgação DETRAN-PE


DETRAN: quem entra não sai...

Este trocadilho fala indiretamente sobre a angústia relatada por quem precisa ir resolver assuntos no Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco. Demora para ser atendido, além de idas e vindas estão entre as principais queixas dos usuários do Órgão.

Mas, é preciso ficar atento ao fato de que o próprio cidadão, muitas vezes, acaba se tornando responsável pelo sofrimento vivenciado no DETRAN-PE.

Na primeira parte do tutorial sobre como resolver assuntos o mais rápido possível nesta autarquia estadual, falaremos sobre os serviços de Habilitação de Condutores.

Os serviços na área de Habilitação são os menos dificultosos do Órgão. A maioria deles pode ser resolvida sem que o cidadão precise fazer atendimento presencial.

O atendimento presencial só se faz necessário para quem vai dar entrada à Primeira Habilitação: lembrando que é necessário agendar previamente a ida ao DETRAN, o que pode ser feito no site do Órgão. Isto porque, nesse momento, o futuro condutor precisa estar presente para inserir seus dados no Registro Nacional de Condutores Habilitados (RENACH).

Obtida a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), os demais serviços nessa área podem ser abertos diretamente no site do DETRAN-PE o que inclui a emissão online dos boletos para pagamento das taxas. A lista dos serviços online do DETRAN-PE, na área de Habilitação, pode ser conferida no site www.detran.pe.gov.br.

Quem precisa realizar a Renovação da CNH pode fazer tudo pela Internet e só precisará sair de casa para o exame médico e para fazer a captura das impressões digitais e da imagem (fotografia).

Porém, estas duas etapas funcionam mediante agendamento incluso no serviço online de Renovação. Nada complicado, até porque existem muitas vagas disponíveis e dá pra agendar o exame e a captura das digitais para horários próximos.

Fique atento para algumas dicas a fim de evitar demora  bem como as idas e vindas para resolver questões referentes à Habilitação no DETRAN-PE:

1. Traga sempre original e cópia do documento oficial de identificação em bom estado de conservação e com foto que permita o reconhecimento do cidadão. Não será atendida, por exemplo, uma pessoa de 60 anos se seu documento de identidade trouxer uma foto dele com 18 anos.

2. Além da Carteira de Identidade são considerados documentos de identificação: Carteira de Trabalho, Carteira do Conselho de Classe Profissional, Passaporte e documentos de identificação militar. Mas, fique atento, pois a CNH só poderá ser utilizada em lugar da Identidade se, na hora de dar entrada à Habilitação, o cidadão apresentar a Carteira de Identidade.

3. Quem agendou atendimento só precisa chegar com 15 minutos de antecedência, sempre portando as requisições e os comprovantes de pagamento das taxas.

4. Quem precisar alterar dados na CNH (nome e CPF, por exemplo) deve agendar esse atendimento no site.

5. Só depois de realizada a alteração de dados da CNH, caso seja necessário, deve-se dar entrada a outros serviços de Habilitação como a Renovação da CNH, por exemplo.

6. Se você precisar dar entrada a uma Permissão Internacional para Dirigir (PID), verifique primeiro o prazo para Renovação da CNH. Existem casos em que a pessoa emite a PID e depois se dá conta de que, em breve, precisará renovar a CNH. Resulatado: o cidadão desavisado acaba sendo obrigado a emitir uma nova PID, cuja validade é a mesma da CNH brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário