17 de setembro de 2016

O ET (Exame Toxicológico) não é coisa do outro mundo




Pernambuco não conseguiu ainda derrubar, na Justiça, a obrigatoriedade do Exame Toxicológico, ao contrário do que aconteceu em outros 12 estados como Bahia, Ceará, Maranhão e Sergipe.

Mas, fazer o Exame Toxicológico (ET) não é coisa do outro mundo, apesar do preço (algo em torno de 300 reais).

É importante se preparar psicologicamente, pois o ET requer a coleta não só de um fio, mas de um chumaço de cabelo. Isso tem gerado críticas severas, principalmente a quem tenta esconder a calvície com cabelos remanescentes.

Mas, antes de arrancar os cabelos, veja se você está na lista de quem precisa do ET como pré-requisito para renovar a Carteira Nacional de Habilitação ou mudar a categoria da CNH. Em nenhuma hipótese é preciso realizar o ET para tirar a Primeira Habilitação:

Precisa do ET



Fonte das imagens: Seguro DPVAT
NÃO Precisa do ET




Fonte das imagens: Seguro DPVAT

  • Quem pretende dirigir veículos de grande porte, como caminhões (categoria C) e ônibus (categoria D), dando entrada ao processo chamado de Mudança de Categoria.

  • Quem for tirar a Primeira Habilitação



  •        Quem já dirige veículos de grande porte, como caminhões (categoria C) e ônibus (categoria D) e for Renovar a Carteira de Habilitação.




  •         Quem for fazer qualquer processo de Habilitação para carro (categoria B) ou moto (categoria A)



No DETRAN de Pernambuco, os serviços de Renovação de Categoria da CNH e Mudança de Categoria da CNH são abertos pela Internet. Mas, antes de acessar o site do DETRAN, é preciso procurar uma clínica e fazer primeiramente o Exame Toxicológico.

O resultado do ET demora. Portanto, observe o prazo de validade da sua CNH e anote na agenda ou crie um lembrete no celular para já ir providenciando o ET antes que a validade da Carteira termine. Lembrando que, de acordo com o Código de Trânsito, o condutor tem até 30 dias para renovar a Carteira, após o fim do prazo de validade.

Clique nos links a seguir para conferir os principais laboratórios onde, em Pernambuco, é possível solicitar o Exame Toxicológico:
A lista completa dos laboratórios está disponível aqui.

Depois que estiver com o laudo do Exame Toxicológico, acesse o site do DETRAN-PE e dê entrada , conforme sua necessidade, na Renovação da CNH ou na Mudança de Categoria da CNH.

No dia agendado para a realização do exame médico, uma das etapas obrigatórias para renovar a Carteira ou mudar a categoria deste documento, o cidadão deverá comparecer à clinica medica, trazendo o laudo do ET e os demais documentos necessários, cuja lista pode ser conferida aqui.

Além dos custos com o ET, quem vai renovar a CNH precisa pagar as taxas do DETRAN. Planeje o orçamento, porque tudo somado pode dar mais de 500 reais:

No caso de quem vai mudar a categoria da CNH, além das taxas, terá o custo das aulas práticas oferecidas por um dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados pelo DETRAN na Região Metropolitana de Recife ou no Interior. Neste caso, o valor total a ser pago gira em torno de 1000 reais.

Um comentário:

  1. Esclarecedor, mas eu discordo da obrigatoriedade do exame, antes de exigir deveria da instrumentos para a fiscalização testar, como no bafômetro, este sim foi feito para coibir o uso do álcool. Opinião minha :D. Feliz Ano de 2017.

    ResponderExcluir