15 de julho de 2016

Número de agentes de trânsito formados pelo DETRAN em 2016 já representa 90% do total de 2015

Os novos agentes participaram de um laboratório de fiscalização de trânsito, nas ruas de Recife, aprendendo, na prática, como funcionam novos conceitos a exemplo de Feedback coletivo


Foto: Cláudio Eufrausino

Muita gente não sabe, mas independentemente do órgão para o qual trabalha, o agente de trânsito precisa receber a certificação do Departamento Estadual de Trânsito, o DETRAN-PE, o que acontece através dos cursos de formação de agentes da Autoridades de Trânsito. Neste dia 15, foi concluída a terceira turma de 2016 do Curso, uma iniciativa da Secretaria Estadual das Cidades (SECID). Segundo a Gerência de Recursos Humanos do DETRAN, até o mês de julho o Órgão já entregou à sociedade 82 novos agentes. Isto quer dizer que, em sete meses, o número de agentes formados já representa 92% do total alcançado em 2015.

Com carga horária de 80h, o curso ocorreu entre os dias 04 e 14 de julho. As aulas teóricas aconteceram na sede do DETRAN, localizada no bairro da Iputinga, zona Oeste de Recife.

Eglene Hanna Torres atualmente é integrante da Guarda Patrimonial de Camaragibe, mas, a partir de agora está apta a atuar como agente de trânsito em seu município. Além dela, 34 novos agentes integrarão os quadros do Batalhão de Polícia Rodoviária Federal (BPRV), da Operação Lei Seca e da Brigada de Trânsito de Camaragibe, contribuindo para coibir infrações e fazer ações educativas de trânsito, prevenindo acidentes.

A parte teórica, ministrada pelo agente do DETRAN, Raul Ferreira Neto, dedicou atenção especial ao aspecto comportamental dos agentes, trabalhando técnicas de abordagem não só do cidadão infrator, mas dos demais ocupantes do veículo. Destaque também para o conhecimento sobre os critérios adotados para notificar mais de uma infração ao mesmo tempo e para optar sobre a análise de situações onde existe dúvida sobre qual multa aplicar. " Seria bom aumentar a carga horária da parte teórica do Curso, para termos chance de adquirir ainda mais conhecimento”, sugeriu a agente recém-formada, Eglene.

Segundo o agente de Trânsito Djailson Soares, instrutor da parte prática do Curso, o objetivo do módulo prático é funcionar como laboratório de fiscalização de trânsito. Os alunos aprendem que, além do auto de infração, existem outros como o auto de recolhimento de documentos e o de retirada de veículos de circulação e que para cada um deles existem determinadas técnicas de preenchimento e de minimização de erros de preenchimento, que podem invalidar o auto. Os alunos também tiveram chance de vivenciar na prática o chamado feedback coletivo, referente a como o agente pode tirar proveito das sugestões e críticas da população para aprimorar seu trabalho de fiscalização.

2 comentários:

  1. Acredito que aumentando o número de profissionais na área, somada a devida atenção à educação no trânsito vamos ter mais respeito as normas de trânsito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Bruno. o investimento em fiscalização e educação e o desenvolvimento de estratégias de articulação entre as duas parece ser o melhor caminho de promover responsabilidade e segurança no trânsito. Abraço grande e obrigado por nos privilegiar com sua visita.

      Excluir