29 de julho de 2016

Não recebi o CRLV 2016. O que fazer?

11,6% dos CRLVs pernambucanos  enviados pelos Correios foram devolvidos ao DETRAN.

Foto: Tamires Azevedo  (Imprensa - DETRAN-PE)

Terminou ontem (29 de julho) o prazo de validade do CRLV 2015 para os veículos com final de placa 5,6 ou 7. Começa a contagem regressiva para as terminações 8,9 e 0. Diante da pressão do relógio, é comum o questionamento: “Por que, mesmo tendo pagado todas as taxas que compõem o Licenciamento, não recebi o documento do veículo em casa?”

Para responder, é preciso fazer outra pergunta: “Paguei mesmo todas as taxas que compõem o Licenciamento?”

É comum se pensar que Licenciamento é sinônimo de IPVA. Mas, só pagar o IPVA não basta. O Licenciamento é uma espécie de guarda-chuva que abriga diferentes taxas além do IPVA: Bombeiros, Licenciamento, além de multas. Além disso, se o veículo possui alguma restrição, a exemplo de alerta de clonagem ou restrição judicial, o CRLV não poderá ser emitido e, portanto, não chegará à residência do interessado. Não custa repetir: desde o início do ano, o DETRAN cobra uma taxa de pouco mais de 15 reais para entregar o CRLV em domicílio.

Mas, existe uma grande possibilidade de o documento não ter chegado porque o proprietário do veículo mudou-se e não fez a devida atualização de endereço junto ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PE). Segundo estatísticas do setor de Informações Estratégicas do Órgão, 11,6% dos CRLVs  enviados pelos Correios foram devolvidos por irregularidade de endereço, o que representa perto de 90 mil documentos. Os municípios com maior índice de devolução do CRLV são Recife (14.520), Jaboatão (7.246) e Caruaru (5.285).

No caso dos veículos com placa terminada em 8,9 ou 0 , cujo prazo de validade do CRLV 2015, terminará daqui a 30 dias, 11,3% foram devolvidos. Para atualizar o endereço, é necessário agendar atendimento. Isso pode ser feito no site do DETRAN.

Mesmo fazendo tudo certo, é possível que o CRLV não chegue à residência por problemas de logística, principalmente.

Faça o rastreamento do seu CRLV. Para isso, digite a placa do veículo na seção “Consultar Placa”, localizada na parte superior esquerda da homepage, abaixo da marca "DETRAN-PE". Depois disso, clique no botão “Detalhamento de débito” e lá na opção de rastreamento do CRLV, alimentada, em tempo real, por informações  dos Correios.

O CRLV 2016 de quem está em dia com todos os débitos veiculares só é enviado para as residências de quem tem o veículo registrado em Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista, Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Petrolina e Vitória de Santo Antão. Os proprietários de veículos de outros municípios precisam agendar a emissão do CRLV no site do DETRAN-PE, escolhendo o ponto de atendimento mais conveniente para ir buscar o documento.

Se você está com o endereço atualizado e faz mais de 30 dias que pagou todas as taxas, mas não recebeu o CRLV em casa, poderá dirigir-se a qualquer unidade do DETRAN, levando documento oficial de identificação, além de comprovante de endereço.  Estando tudo ok, o cidadão poderá emitir uma 2ª via sem ônus. Também será possível, nessa situação, solicitar, via agendamento, a restituição da taxa de postagem.

Cuidado com o mito de que assuntos que deram errado só podem ser resolvidos na sede do DETRAN, localizada no bairro da Iputinga, zona oeste de Recfe. Qualquer unidade do DETRAN está apta a emitir o CRLV (1ª ou 2ª via).

Para quem deixou pra pagar as taxas que compõem o Licenciamento de última hora, só resta a opção de agendar a emissão do CRLV. Se só houver vaga para depois do término da validade do CRLV 2015, resta deixar o veículo na garagem até ter em mãos o CRLV do ano vigente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário